Avançar para o conteúdo principal

L-I-B-E-R-D-A-D-E, SABEM O QUE É?

Muito bem, cá vai este blog tentar servir para acordar consciências  sobre os valores conquistados em Portugal no dia 25 de Abril de 1974.

Conceito de LIBERDADE, ok, ok, eu soletro L-I-B-E-R-D-A-DE, LIBERDADE:

Segundo a Enciclopédia Larousse

“Liberdade: s. fem. 1. Estado de uma pessoa que não se encontra submetida à servidão. 2. Poder fazer ou deixar fazer; independência em relação a influências externas. (Existem tantas Liberdades quantas as formas de actividade: física, civil, politica, religiosa, imprensa, reunião, expressão, ensino, etc.) 3. Possibilidade de agir, de pensar, de se exprimir segundo as próprias escolhas; ausência de constrangimento. 4. Estado do Homem que se governa pela razão, na ausência de qualquer determinismo. 5. Atitude de alguém que não é dominada pelo medo, acanhamento ou preconceitos: «Falou com toda a Liberdade». 6. Estado de um ser que não é cativo.

Liberdade de Expressão, direito de exprimir livremente os seus pensamentos, as suas opiniões e de as publicar.

Liberdade de Reunião, direito concedido aos indivíduos para deliberar sobre assuntos à sua escolha num local aberto a todos sem prévia autorização.

Liberdades Públicas, conjunto das liberdades reconhecidas às pessoas e aos grupos face ao estado.

Liberdade, direito estabelecido na Constituição. Ninguém pode ser total ou parcialmente privado de Liberdade. Mas a Liberdade abrange ou desdobra-se em Liberdades Públicas, como a Liberdade de Expressão e Informação, de Consciência, de Religião e de Culto, de Criação Cultural, de Aprender e Ensinar, de Reunião e Manifestação, de Associação, de Escolha…”

Não sabiam? Pois é… Estudassem!

Como podem ver a Liberdade não é um micróbio, mas é contagiante.

Atenção não há Vacina, nem prevenção…

Quem lhe sente o sabor uma vez, jamais abdica dela nem por nenhum dinheiro do Mundo!

Comentários

  1. A Liberdade foi uma conquista (dizem-nos eles!) dos nossos "pais" e hoje no auje das suas carreiras profissionais, esse é um valor que parece que os incomoda e que se pudessem nunca tinham transmitido a nós - seus "filhos"!

    Se esta é a Liberdade por que eles lutaram, mais valia na madrugada de 25 de abril de 1974 (lembram-se?), terem ido beber uns copos!...

    Volta Salazar estás perdoado!

    ResponderEliminar
  2. Felizmente acredito que "eles" são as excepções que confirmam a regra de um sociedade que ama a liberdade como um valor infiançável!
    Será por isso que os filhos deles vão para longe trabalhar ou estudar?

    ResponderEliminar

Mensagens populares deste blogue

Deus é Amor

O meu Avô sempre me disse que Deus é Amor. Era um homem que acreditava profundamente em Deus e não tinha vergonha de afirmar a sua fé. Era um homem apaixonante, todo o seu discurso e os seus gestos transmitiam paz e amor. Quando alguém o desiludia ficava triste, magoado, ferido como uma criança que cai pela primeira vez. Sofreu muito na fase final da sua vida, perdeu o Grande Amor da sua vida, a minha Avó, com a qual namorara desde criança. Primeiro ficou perdido nas lembranças da minha avó que sofreu de Alzeimer, sentiu a dor de ser esquecido pela sua amada, sentiu a sua ausência, sentiu a falta dela ainda enquanto ambos viviam...Depois ela morreu e ele jurou que jamais voltaria a escrever sobre o Amor e que só voltaria a encontrar alegria quando a voltasse a encontrar no Céu! O coração do meu Avô fechou-se, uma núvem escura gelou a seu coração... Um dia o meu Avô disse que sentiu a minha Avó ao seu lado durante mais uma noite que chorava de saudade...colocou a mão no lado vazio d

O PAÍS ONDE O TEMPO PAROU...

Quando era pequena, como sou de uma família católica, cresci entre acontecimentos religiosos, na minha aldeia. Os dias arrastavam-se numa doce calmaria, alheada do resto dos problemas do país e do mundo. Aldeia de agricultores, habituaram-se a regular as suas vidas ao sabor dos condições meteorológicas, e, nesse tempo as previsões que eram anunciadas no final do noticiário da noite, era mais falível que a sabedoria adquirida ao longo dos anos e que se adivinhava nos ossos, pela interpretação do céu, da direcção dos ventos, das fases da lua e dos ditos populares repetidos dos os anos no Borda de Água. Só as festas e romarias conseguiam acordar o povo desta letargia. As mulheres recolhiam as flores mais vistosas dos seus jardins e enfeitavam os altares dos diferentes santos que viviam na igreja fria e bolorenta. O altar-mor era o que exigia maior dedicação e empenho e havia uma luta mais ou menos pacífica, para quem teria essa honra maior! As ementas das casas mais ricas eram e

BOM NATAL, AMIGOS!

Se fores... vai mais longe! Se fizeres... faz diferente! Se rires... ri até chorar! Se sonhares... sonha mais alto! Se arriscares... arrisca tudo! Se pensares... pensa por ti! Se saíres... sai da rotina! Se mudares... muda tudo! Se contares... CONTA COMIGO!!! Feliz Natal & Bom Ano Novo!!