Muito bem, cá vai este blog tentar servir para acordar consciências sobre os valores conquistados em Portugal no dia 25 de Abril de 1974.
Conceito de LIBERDADE, ok, ok, eu soletro L-I-B-E-R-D-A-DE, LIBERDADE:
Segundo a Enciclopédia Larousse
“Liberdade: s. fem. 1. Estado de uma pessoa que não se encontra submetida à servidão. 2. Poder fazer ou deixar fazer; independência em relação a influências externas. (Existem tantas Liberdades quantas as formas de actividade: física, civil, politica, religiosa, imprensa, reunião, expressão, ensino, etc.) 3. Possibilidade de agir, de pensar, de se exprimir segundo as próprias escolhas; ausência de constrangimento. 4. Estado do Homem que se governa pela razão, na ausência de qualquer determinismo. 5. Atitude de alguém que não é dominada pelo medo, acanhamento ou preconceitos: «Falou com toda a Liberdade». 6. Estado de um ser que não é cativo.
Liberdade de Expressão, direito de exprimir livremente os seus pensamentos, as suas opiniões e de as publicar.
Liberdade de Reunião, direito concedido aos indivíduos para deliberar sobre assuntos à sua escolha num local aberto a todos sem prévia autorização.
Liberdades Públicas, conjunto das liberdades reconhecidas às pessoas e aos grupos face ao estado.
Liberdade, direito estabelecido na Constituição. Ninguém pode ser total ou parcialmente privado de Liberdade. Mas a Liberdade abrange ou desdobra-se em Liberdades Públicas, como a Liberdade de Expressão e Informação, de Consciência, de Religião e de Culto, de Criação Cultural, de Aprender e Ensinar, de Reunião e Manifestação, de Associação, de Escolha…”
Não sabiam? Pois é… Estudassem!
Como podem ver a Liberdade não é um micróbio, mas é contagiante.
Atenção não há Vacina, nem prevenção…
Quem lhe sente o sabor uma vez, jamais abdica dela nem por nenhum dinheiro do Mundo!
A Liberdade foi uma conquista (dizem-nos eles!) dos nossos "pais" e hoje no auje das suas carreiras profissionais, esse é um valor que parece que os incomoda e que se pudessem nunca tinham transmitido a nós - seus "filhos"!
ResponderEliminarSe esta é a Liberdade por que eles lutaram, mais valia na madrugada de 25 de abril de 1974 (lembram-se?), terem ido beber uns copos!...
Volta Salazar estás perdoado!
Felizmente acredito que "eles" são as excepções que confirmam a regra de um sociedade que ama a liberdade como um valor infiançável!
ResponderEliminarSerá por isso que os filhos deles vão para longe trabalhar ou estudar?